quarta-feira, 12 de junho de 2013
TECNOLOGIA
5 novas maravilhas em TICs
Conheça as novidades em Tecnologia de Informação e Comunicação que aproximam a escola brasileira da era da educação digital
No Brasil, há mais de 73,9 milhões de internautas. O país é o primeiro no mundo em tempo de navegação na web
No Brasil, há mais de 73,9 milhões de internautas - o país é o primeiro no mundo em tempo de navegação na web, segundo estudo do Ibope/NetRating divulgado no final de 2010. Dentro desse universo cada vez mais antenado às novas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento, a escola brasileira precisa acelerar o passo para pertencer de fato à era da educação digital. "Vivemos num mundo complexo e imprevisível, bem diferente do mundo anterior à era digital, que era complicado, mas previsível", analisa Paulo Blikstein, professor da Stanford University (EUA), especialista nos impactos da tecnologia no universo escolar. "Queremos entender o aquecimento global, os ecossistemas... a novidade é que a Ciência dá hoje grande oportunidade ao educador, ela deixou de ser determinística e está mais fácil de entender."
Como? Basta reparar nos lançamentos aqui selecionados e que foram destaque na Feira Internacional de Tecnologia Educacional, Interdidática 2011. Todos eles imaginados para demonstrar, destrinchar e depurar o que for necessário, interligando equipamentos, professor e alunos em um único ambiente de ensino - e onde vigoram a participação e a interação em clima lúdico.
Para ler, clique nos itens abaixo:
Projetor Interativo S500wiLançamentos: Projetor Interativo S500wi e Notebook Latitude 2120, da Dell. Segundo a empresa, eles aperfeiçoam a solução pedagógica "Sala de Aula Conectada", inovação apresentada em 2009. Ou seja: o projetor interativo vem junto de uma caneta digital, espécie de mouse sem fio capaz de realizar múltiplas funções, caso de escrever, desenhar, arrastar objetos na tela, selecionar elementos de um exercício etc. - e isso, em qualquer superfície. O professor também pode fazer projeções em 3D, recurso eficiente na hora de cativar a atenção dos alunos. Quanto ao novo modelo de notebook, ele foi pensado para sobreviver os "maus tratos" da garotada, com acabamento emborrachado para amenizar choques e quedas; alça para ser transportado como se fosse lancheira; e "luminoso de atividade na rede": ao piscar, ele sinaliza para o professor que o aluno está conectado em conteúdo que não o da sala de aula. Em Hortolândia (SP), a Sala de Aula Conectada é um projeto piloto em andamento desde 2009, atingindo 23 escolas públicas, com seis mil alunos e 100 professores das 5ª. e 6ª. séries do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio - que utilizam um conteúdo digital desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (matérias de Língua Portuguesa e Matemática).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário